Buscar
  • Cardápio Web

Como aumentar o ticket médio do seu cardápio digital

Atualizado: 19 de Dez de 2020

O desejo de todo dono de restaurante é sem dúvida aumentar as vendas, aumentar o consumo individual e assim, faturar mais. O valor médio do quanto seus clientes gastam é chamado de Ticket médio, que pode ser facilmente obtido na divisão do valor arrecadado pelo número de clientes que fizeram pedidos. Esta análise é interessante não somente à nível de faturamento, mas também à nível de promoção de marketing. Quem possui cardápio digital tem uma grande vantagem, a de contar com ferramentas que facilitam a criação de promoções, combos e cupons de desconto, por exemplo, no intuito de aumentar esse valor a partir do conhecimento acerca das preferências do público.

Na Cardápio Web, você tem acesso não somente ao Ticket médio, mas também à performance das suas vendas, como um relatório dos produtos mais vendidos e a quantidade de visitas por dia. Investir em um cardápio digital bem formulado é investir em ferramentas que podem fornecer dados para a montagem de estratégias que contemplem todos os segmentos do estabelecimento, desde a montagem de pratos até a estratégia de venda.

Sabendo disso, seguem algumas dicas de como aumentar esse consumo médio por meio do uso de um cardápio digital com as ferramentas adequadas:


1. Torne os adicionais visíveis


O que não é visto não é comprado. Deixar os produtos adicionais por último no cardápio é um erro comum em muitos estabelecimentos, principalmente naqueles que fazem a venda de porções separadas, como galeterias e marmitarias.

Deixe os adicionais acessíveis na escolha dos pratos, coloque-os em vários produtos que podem ser incrementados por meio de subitens. Aproveite também para usar essa parte do cardápio para sugerir doces e sobremesas, bebidas e outros produtos que por conta do baixo valor costumam ser adicionados, aumentando o Ticket médio consideravelmente.



2. Reordene seu cardápio


Seguindo a linha da dica anterior: o mais importante primeiro. Lembre-se, o cardápio virtual, por vezes, faz o papel de garçom na sugestão de pratos, cabe ao estabelecimento deixar claro qual o principal produto da casa, seja pela qualidade ou pela oferta de preço. Deixar itens do tipo em destaque é fundamental para atrair a atenção do consumidor.

Portanto, deixe os seus campeões de venda nas primeiras categorias do cardápio, o cliente não costuma analisar todas as partes do site para escolher o que comprar, ele dá ênfase ao que ele quer encontrar ou o que parece ser uma oportunidade melhor ainda. Com a Cardápio Web você pode saber facilmente quais produtos estão em alta e formular novas táticas de vendas a partir deles, além da possibilidade de organizar os produtos na melhor configuração para atrair o olhar do consumidor.

Se você trabalha com pizzas, por exemplo, e as suas principais vendas se concentram nas pizzas de 2 sabores, deixe-as na primeira categoria e ao final do cardápio as bebidas. No caso das açaiterias, fotos chamativas de produtos com muitos adicionais que costumam ser pedidos devem ser o enfoque na capa e nos produtos, de forma diversificada.


3. Crie combos


A ideia primordial por trás da formulação de um combo é fazer o cliente consumir pelo menos um item a mais do que ele consumiria sem ele, este item pode ser um adicional, uma bebida, uma sobremesa ou um outro produto de menor valor agregado. Ele realmente faz com que o seu cliente veja que está em vantagem ao adquiri-lo e fazer uso dessa estratégia no cardápio digital pode aumentar ainda mais essa margem de consumo.

Com o uso de ferramentas que permitem a personalização e a atualização dos combos em tempo real, formula-los pode ser ainda mais vantajoso, seus clientes podem ter acesso instantaneamente a eles, seja qual for seu seguimento de venda: consumo local ou delivery.

Ademais, apresente produtos novos nos combos, produtos que apresentam exclusividade e que farão seus clientes comprarem a mais por causa dele, à exemplo de novos sabores de hambúrguer, prato especial da casa, doces típicos que só o estabelecimento possui.


4. Invista em delivery


Não menos importante para o aumento do valor do Ticket médio, o crescimento nas vendas de delivery demonstrou que a partir de 2020 ele veio para compor uma das principais estratégias de venda.

Manter o público informado sobre novidades no cardápio digital, fazer uma entrega em tempo hábil e apresentar facilidades no pagamento são características que se tornaram igualmente importantes nessa estratégia que apresentam promissor futuro.

Atualmente, não há mais limites para a entrega no setor alimentício, invista em ferramentas que façam o seu consumidor ser incentivado a pedir desde um sorvete até refeições completas pelo cardápio digital. Use os recursos certos para promover um delivery de qualidade. Na Cardápio Web você encontra ferramentas que permitem uma gestão de pedidos completa para o seu negócio e que atendem às necessidades de qualquer delivery.


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo